^
topo
Fale conosco!

Blog > Planejamento financeiro

01
NOV
2023
Planejamento financeiro

Você no controle das finanças

Com hábitos simples e um pouco de disciplina é possível assumir o controle das suas finanças e atingir os objetivos planejados.

A importância do controle das finanças pessoais

Grande parte da população brasileira não sabe quanto ganha e quanto gasta por mês. A consequência natural é a crise financeira, dívidas e desmotivação. Por isso, saiba que a fórmula eficaz para evitar a falta de controle financeiro é conhecer detalhadamente seus ganhos e seus gastos.

O que é necessário para controlar as finanças

Para controlar as finanças pessoais faça uma análise honesta das receitas, despesas, dívidas e eventuais investimentos. Calcule o que você tem de dinheiro líquido (diferença entre a receita e dívida). Ter essa clareza possibilita identificar áreas que precisam de atenção.
Um orçamento é fundamental para controlar suas finanças. Registre todas as suas receitas e despesas; identifique despesas essenciais, como moradia, alimentação e transporte. Por fim, coloque limites para despesas evitáveis.
Lembre-se de incluir em seu orçamento uma categoria de economia para garantir que esteja reservando uma parte de sua renda para objetivos futuros. Isso é fundamental para estabelecer prioridades dentro do seu plano de ação.

Prioridades

Dívidas têm um peso importante nas finanças pessoais. Portanto, priorize reduzir ou evitar dívidas de alto custo com cartões de crédito. Ao reduzi-las, você terá mais flexibilidade para atingir seus objetivos financeiros.
Metas
Definir metas financeiras alcançáveis é fundamental para manter o foco e a motivação. Pense em metas de curto, médio e longo prazos. Uma viagem, aquisição de fundos imobiliários e um fundo de emergência são bons exemplos.
Economia
Economizar é parte essencial para o controle das finanças pessoais. Reserve um percentual da sua renda para a poupança. Faça isso regularmente, transfira automaticamente uma quantia fixa para uma conta separada, assim que receber seu salário.
Além da poupança, considere investir seu dinheiro para fazê-lo crescer ao longo do tempo. Pesquise sobre as diferentes opções para investimentos de curto e médio prazos. Navegando na internet também é possível encontrar boas dicas de investimentos para iniciantes.
Acompanhe suas despesas regularmente para garantir que seja compatível com seu orçamento. Use planilhas para registrar as despesas. Isso garantirá que você identifique áreas de maior gasto.
Lembre-se que as situações financeiras se apresentam de forma diferente para cada pessoa. Adapte essas dicas à sua realidade. Com planejamento adequado e consistência você assumirá o controle e alcançará seus objetivos.
É sempre bom reforçar que o controle de finanças pessoais é um processo contínuo e requer muita disciplina. Siga em frente e tenha sucesso!

comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

comente

Atendimento
GuardoMeuDinheiro.com
Caxias do Sul - RS
(54) 99109-8513
© Copyright 2023 Guardo meu Dinheiro.com | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Isoton
Este site utiliza apenas cookies transitórios - não coletam dados pessoais do usuário. Para maiores informações acesse nossos termos de uso e políticas de privacidade.
VISUALIZAR POLÍTICA DE PRIVACIDADE